TEODOLITO CASEIRO

                                        Fazendo medições...

Utilizando um teodolito caseiro, realizamos medições de pequenas distâncias dentro do espaço da Universidade (UFSB), foi muito bom produzir o teodolito com materiais que na maioria temos em nossa própria casa. Confiram!

Os materiais utilizados para a produção do instrumento foram:
1 canudo grosso
1 forma de marmita
1 folha no formato de círculo com representação de graus e direção
1 palito de churrasco
1 vasinho plástico com tampa

E com o uso de cola e tesoura podemos realizar a produção, que ao terminar fica bem criativo, levando em consideração os materiais que são usados. A imagem abaixo mostra o resultado final do instrumento.





No seu modelo e formato original, esse instrumento é usado por profissionais como topógrafos, agrimensores e engenheiros. Mas, este que feito em sala nos serviu como referência para realizarmos a atividade proposta pelo professor, e assim, foi possível entender um pouco de como esses profissionais trabalham e ter um conhecimento a cerca de como manusear.
A imagem abaixo é uma representação de algumas demarcações que meu grupo usou, essa etapa exige concentração e atenção de todos, pois, se algo der errado, interfere na etapa final do processo. Na imagem cada componente está exatamente localizado em um ponto. Os pontos que trabalhamos vão de 0 a 6.



E agora sim, o processo final, que é representar a área demarcada através de um gráfico. E a imagem mostra também, a distância e graus utilizados nas medições.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA

HISTÓRIA DO NÚMERO 1